Quando eu era criança, uma de minhas brincadeiras preferidas era dar aula. Tinha um quadro de giz e meus ursinhos de pelúcia eram meus alunos. Passava horas naquela atividade e me lembro que perguntava aos ursinhos “vocês entenderam?”, mesmo sabendo que eles não iriam responder. Já no ensino médio e na faculdade eu tinha uma mania, até um pouco irritante para mim, de pensar em quais exemplos o professor poderia dar ou de que forma ele poderia explicar o conteúdo para que os meus colegas entendessem melhor. A intenção não era ser chata ou crítica. Pensar em formas simples e claras de explicar o conteúdo se tornou um hobby que me ajudava a passar o tempo na aula.
Comecei a dar aulas de inglês aos 18 anos e hoje sou professora de empreendedorismo. Uma de minhas funções na Sempreende, a escola de empreendedorismo que fundei é e treinar professores. Por isso, muitas pessoas me perguntam como se tornar um bom professor e se realmente é possível desenvolver essa habilidade. Longe de achar que eu tenho alguma fórmula secreta, vou dar aqui algumas dicas que considero imprescindíveis para ser um professor que realiza sua missão.
Seus alunos não são robôs. Entenda as histórias de cada um.
1. Importe-se genuinamente com pessoas: um professor nunca é apenas um transmissor de conteúdo. É alguém que tem impacto na vida das pessoas. Por isso, você precisa entender que seus alunos não são robôs. Todos eles chegam na aula com histórias diferentes, dificuldades diferentes, bagagens diferentes e é sua responsabilidade respeitar essas características e entender como elas influenciam no processo de aprendizagem. Ter empatia e tratar seus alunos de forma individualizada é fundamental.
Quando o aluno não aprende, o professor falhou em alguma coisa.
2. Entenda que cada pessoa aprende de uma forma. Alguns alunos preferem aula expositiva, outros preferem metodologias ativas, alguns amam trabalhos em grupo, outros detestam. Por isso, é fundamental diversificar as estratégias de ensino utilizadas, dar exemplos variados e explicar o mesmo conteúdo mais de uma vez de formas diferentes. É a única forma de garantir que está lidando com os diversos tipos de pessoas que estão em sua sala de aula. Não se iluda: o aluno não deixa de aprender por culpa dele. Se ele não aprendeu, o professor falhou em alguma coisa. A aprendizagem é como uma escadinha: pense quais conhecimentos são pré-requisitos para os demais e garanta que eles realmente estão sendo entendidos.
Você já se sentou na cadeira de seu aluno?
3. Se coloque no lugar do aluno: você já se sentou na cadeira onde seu aluno se senta? Pelo mesmo tempo que ele se senta? Você já percebeu o quanto a cadeira pode estar desconfortável, o quanto a temperatura pode estar desagradável, o quanto a fonte usada em seus slides pode estar ruim? Eu sei que alguns aspectos do ambiente não podem ser controlados, mas aqueles que dizem respeito a você devem estar o melhor possível, atenuando os desconfortos existentes.
Suas aulas nunca serão exatamente o que você planejou!
4. Tenha uma enorme capacidade de adaptação: suas aulas nunca serão exatamente o que você planejou. Suponha que você tenha sido convidado para dar uma aula na graduação para alunos que querem iniciar um negócio. Chegando lá, você encontra uma turma desmotivada, que não está interessada em saber como abrir uma empresa, mas sim em como ser mais bem-sucedido em suas atividades atuais. Você tem duas opções: dar a aula planejada e “cumprir sua obrigação” ou adaptar o conteúdo e ensinar competências empreendedoras que podem ser aplicadas em qualquer área da vida, por exemplo. E eu tenho certeza que você só escolheria a segunda opção se realmente se importar com pessoas (conforme falamos no item 1).
Os conteúdos que você ensina podem mudar a vida de uma pessoa para melhor ou pior. Estude!
5. Estude muito! Nem preciso dizer que um bom professor deve estar sempre atualizado e ter o hábito de estudar como parte fundamental de sua rotina. Apesar disso, li recentemente uma postagem na qual a pessoa dizia: “para ser um professor basta ler um capítulo à frente dos alunos”. Alguém que pensa assim pode até ter o cargo de professor, mas nunca será alguém que causa um impacto significativo na vida de seus alunos. O bom professor é curioso, pesquisa sobre vários temas e sempre tenta levar novidades para a sala de aula. Ele(a) têm consciência de que os conteúdos que ensina podem mudar a vida de uma pessoa (para melhor ou pior).
Pergunte-se todos os dias: qual é o impacto que você gera na vida das pessoas?
Sim, é possível se tornar um excelente professor ou professora. Para isso, basta que você seja apaixonado por pessoas, por conhecimento e por ensinar. Você deve entender que sua profissão é muito mais do que dar aulas: é estudar, demorar horas para preparar uma boa aula, avaliar, administrar a aula, gerenciar conteúdos e atividades e, principalmente, impactar pessoas. Você que é ou deseja ser professor, peço que se pergunte todos os dias: qual é o impacto que estou gerando na vida das pessoas? Somente quem tem consciência do tamanho dessa responsabilidade será um professor que ganha a mente e o coração dos alunos.
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