Dicas para te fortalecer nesse processo
Primeiramente, parabéns!
Prepare-se psicologicamente. Tudo que você fizer será criticado de alguma forma. A intenção é te fazer melhorar, não sofrer (quase sempre, pelo menos).
O primeiro semestre é o pior. Muitas matérias, leituras doidas, pressão para definir um pouco melhor seu tema. Não se preocupe. Você sobreviverá.
Você terá uma relação de amor e ódio com seu orientador. É normal e não há nada que você possa fazer em relação a isso. Talvez você dê sorte e tenha uma relação só de amor (como eu tenho agora no Doutorado). Ou tenha azar e a relação seja só de ódio (como eu também já tive, rs).
Você vai descobrir que o ambiente acadêmico é muito competitivo! Saiba em quem confiar.
Também vai fazer amigos para a vida toda. Valorize esses momentos. Seus amigos vão ser fundamentais para sua sobrevivência.
Ninguém gosta de fazer formatação em APA ou ABNT. Não é só você!
99% das pessoas que você conhece não vão entender o que você faz e porque escolheu isso. Ignore!
Mesmo as pessoas que entendem porque você escolheu a vida acadêmica não vão entender bem o seu tema. Contente-se com seu orientador e amigos próximos.
VOCÊ VAI CHORAR. Não lute contra esse instinto. É aí que as coisas se tornam divertidas.
Sim, você vai perder finais de semana e encontros de família. Uma hora você passa a sofrer menos por isso.
Quando tudo estiver difícil e você pensar em desistir: segura na mão de Deus e vai! Lembre do que te motivou a entrar e siga em frente! OS RESULTADOS VALEM A PENA. Não há nada mais emocionante do que ler APROVADA na ata de defesa.
E o mais importante: peça ajuda! Ninguém passa por isso sozinho.
Espero ter ajudado!
Beijos beijos!
Comentarios