top of page
Foto do escritorLuciana Padovez Cualheta

Como um líder pode estimular a criatividade de sua equipe



Não restam dúvidas de que a criatividade é uma das habilidades do profissional do futuro. Muitos entendem a criatividade como a geração de ideias que sejam úteis e novas e a inovação como a implementação bem-sucedida dessas ideias. A criatividade acaba morrendo antes de começar, em várias organizações, nem sempre porque não se acha importante implementá-la, mas porque pouco se entende sobre ela e, principalmente, porque a organização está tomada de processos rígidos, focados em controle e produtividade.

A criatividade acaba morrendo antes de começar, pois o foco está apenas na produtividade!

É impossível que as pessoas desenvolvam sua criatividade na organização sem o suporte do líder. Vejamos como ele pode ajudar:

  1. Definir metas e objetivos: as pessoas jamais irão conseguir desenvolver e implementar novas ideias se não sabem onde devem chegar. Ainda, se as metas mudam muito no meio do caminho, o processo se torna desanimador.

  2. Conhecer bem sua equipe e formar grupos de trabalho: a criatividade é estimulada pela dose certa de desafio! Um bom líder deve conhecer o perfil de cada pessoa de seu time, entender do que ela gosta, quais suas competências, como prefere trabalhar. Deve ainda formar grupos de trabalho que tenham objetivos e interesses em comum.

  3. Encorajamento: é necessário entender que nem todas as ideias serão transformadas em produtos ou serviços de sucesso. O líder deve garantir que o ambiente estará livre de críticas e fazer um esforço consciente para estimular seus liderados.

  4. Dar feedback: vários estudos científicos demonstram que o feedback adequado é uma das principais ferramentas para estímulo da criatividade nas organizações. Para isso, ele deve ser feito periodicamente, focado em falar da ideia e não da pessoa.

  5. Defina os recursos: o processo criativo demanda uma clareza de quais recursos podem ser utilizados. O líder deve deixar claro para sua equipe, desde o princípio, quanto tempo eles tem, quanto a empresa tem para investir, qual o tipo de resultado esperado. Sem saber quanto tem as pessoas ficam perdidas. Atenção: se você alocar poucos recursos financeiros, talvez a equipe fique mais preocupada em gerar ideias para solucionar o orçamento restrito do que para solucionar o problema inicial. Ainda, o prazo deve ser desafiador, mas deve levar em consideração o tempo de incubação das ideias. Se a pressão for grande demais, os resultados podem não ser os esperados.

Sua equipe precisa ter clareza do prazo e do orçamento disponíveis.

Não é mais necessário dizer que a criatividade é fonte de diferencial competitivo e indispensável nos dias atuais. O necessário é refletir: a cultura de sua empresa está estimulando ou inibindo a criatividade de seus colaboradores? Que tipo de líder você quer ser?

18 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page