Organize sua rotina. Aproveite para se capacitar. Medite. Faça exercícios. Faça yoga. Assista todas as lives. Cozinhe para se divertir. Tenha gratidão pela sua casa. Encontre paixão na rotina de afazeres domésticos. Aproveite o tempo de qualidade com seus filhos. Melhore o relacionamento a dois. Aproveite a crise. Saia da crise mais forte.
Cansa só de ler, né?
Estamos vivendo uma situação nunca imaginada pela nossa geração. A pandemia chegou assustando e a quarentena nos obriga a aprender rapidamente como viver de outra maneira. Quem já tinha um negócio digital ou já trabalhava em casa pode ter saído na frente, mas nem por isso deixou de sentir medo ou ansiedade diante do desconhecido.
A partir daí, começaram as especulações sobre o futuro. As redes sociais foram tomadas por textos sobre a pandemia. É preciso dizer que nem mesmo os grandes especialistas famosos estão fazendo previsões exatas, pois, como eles mesmos afirmam, ainda não dá para saber como o mundo será. Temos indícios e não certezas. Precisamos aprender ao longo do caminho, aprender rápido e nos adaptar.
Mesmo diante das incertezas em relação ao porvir por parte dos especialistas, existe um grupo especial de pessoas, que se acha detentor da verdade. Eles não só estão fazendo previsões mágicas sobre o futuro, como estão nos dizendo como nos comportar diante da pandemia. São os gurus da quarentena.
Enquanto os profissionais sérios precisaram dar um passo atrás, respirar, refletir, voltar a estudar, pensar (ainda que de forma muito rápida para atender à demanda), um grupo de especialistas em coisa nenhuma já se achava mais que preparado para dar seus conselhos e tem inundado as redes sociais com esses conteúdos. Me impressiona a capacidade dessas pessoas de não sentir ansiedade, medo, dúvida. Me impressiona a capacidade que eles têm para saber lidar com absolutamente tudo, inclusive com um problema que pegou o planeta (e nossos principais líderes) de surpresa. Todo mundo precisa refletir e estudar antes de tomar decisões, menos os gurus da quarentena.
Duvide de quem sabe tudo e não tem nada para aprender!
Duvide de quem sabe tudo e não tem nada para aprender. Nada na vida é resolvido com soluções genéricas, muito menos um problema como a recuperação pós pandemia. A retomada dos negócios e das pessoas vai depender de fatores muito individuais. Vai depender de quais foram as ações tomadas por cada prefeitura e cada governo. Da área de atuação do negócio. De como estava a situação financeira do negócio ou do indivíduo antes da quarentena chegar. Do mercado em que estão inseridos. Da situação emocional das pessoas envolvidas (que depende de fatores que às vezes não têm nenhuma relação com o negócio). De como as famílias e pessoas próximas a cada empreendedor foram afetadas pelo Covid-19 e muito mais. Por isso, é impossível que um guru tenha soluções que se apliquem a todos esses cenários. Simplesmente não dá.
Nada na vida é resolvido com soluções genéricas, muito menos um problema como a recuperação pós pandemia.
Veja: o problema não é dar conselhos e tentar ajudar. É fazer isso de qualquer maneira, sem pensar nas consequências. Não adianta falar para alguém que esse momento irá separar “os verdadeiros empreendedores dos amadores”, porque existe um número imenso de fatores que poderá levar o negócio ao fracasso e que, não necessariamente, significam que essa pessoa é amadora.
Eu sou Doutora em Empreendedorismo e já treinei mais de 5.000 pessoas. Nem por isso me achei no direito de sair dando conselhos sem estudar. Li mais de 50 artigos sobre empresas que se recuperaram de crises anteriores (como a do 11 de setembro), estudo conteúdos diariamente e tenho muito cuidado para falar sobre cada negócio, com cada aluno, de forma particular, sem generalizar as soluções. Não digo isso para me gabar, e sim para mostrar que existe uma forma séria de ajudar, que é embasada na ciência e não em achismos, que se preocupa com as pessoas e não com o número de likes na postagem.
Existe uma forma séria de ajudar, que é embasada na ciência e não em achismos, que se preocupa com as pessoas e não com o número de likes na postagem.
Por isso, eu quero te dizer que você não precisa fazer todos os cursos, assistir todas as lives, manter uma rotina saudável de exercícios físicos, cuidar dos filhos e ainda salvar seu negócio. Talvez seja até humanamente impossível fazer tudo isso ao mesmo tempo. Agora é momento de resgatar os seus valores, de relembrar o que é mais importante para você. Quando o mundo externo desacelera, nossas prioridades ficam mais claras do que nunca.
Questione. Duvide. Estude. Chore. Tenha medo. Peça ajuda. Sobreviva. Use seu senso crítico para decidir o que fazer e procure profissionais sérios que possam te auxiliar no caminho. Mas, por favor, não se sinta na obrigação de seguir o que um guru da internet resolveu te falar só porque ele tem frases motivacionais prontas e muitos seguidores. Soluções que servem para qualquer um acabam não ajudando ninguém!
Comments