Sou professora de empreendedorismo e, por isso, me relaciono todos os dias com pessoas que querem abrir um negócio ou mudar de carreira. Não é exagero dizer que, sete entre cada dez pessoas que conversam comigo dizem estar em busca de seu propósito, mas não conseguem encontrá-lo. Existe uma razão simples para isso: propósito não é algo que você encontra. É algo que você cria!
Propósito não é algo que você encontra! É algo que você cria!
Trabalhar apenas pelo dinheiro não é mais suficiente. É o que indica uma pesquisa feita pelo Instituto Locomotiva em 2018, que apontou que 56% dos brasileiros estão insatisfeitos com o trabalho, sendo que 60% deles afirmam que sua insatisfação não está relacionada com o salário. O problema é que ainda não aprendemos como criar uma carreira ou um negócio relacionados com nosso propósito. Fomos criados para seguir um plano: estudar, escolher uma carreira, conseguir estabilidade, aposentar, curtir a vida, morrer. Por isso, ao invés de agir para criar o trabalho que amamos, estamos procurando por ele, esperando algum sinal que indique que aquele é o caminho certo a seguir.
Trabalho com propósito é aquele que te traz um senso de realização, que está conectado com seus valores e personalidade. Portanto, o primeiro passo é o autoconhecimento. Procure identificar quais atividades você realiza sem ver o tempo passar, quais atividades te dão prazer ou te fazem sentir-se útil. Você pode fazer isso usando um diário para anotar suas percepções. O mais importante é tornar-se consciente de tudo que faz, observando suas emoções para sair do piloto automático. Tudo que você faz ao longo do dia vai te dar pistas sobre o que continuar ou não fazendo.
Trabalho com propósito é aquele que te traz um senso de realização, que está conectado com seus valores e personalidade.
Encontrar seu propósito também demanda uma alta dose de desapego. Se você já acumulou conhecimentos ou sucesso na carreira, mas está infeliz, será necessário abrir mão da situação atual para buscar algo novo. Se você ainda está em busca de uma opção profissional, terá que abrir mão dos ideais que sua família tem para você, caso sejam diferentes dos seus. Tenha clareza de quais valores você quer manter e quais está disposto a deixar de lado. Status pode ser um deles.
Saiba que você precisará experimentar. O trabalho ou negócio dos sonhos não vão cair no seu colo. Gere pelo menos 5 ideias de carreiras que combinem com você. Para gerar essas ideias, imagine que dinheiro e a opinião dos outros não são impeditivos. Imagine que é possível aprender qualquer coisa. Gere ideias realmente malucas, aquelas que você nunca ousou contar para ninguém. Então, faça testes.
Você precisa experimentar!
Converse com pessoas que já estão nessa área de atuação, peça para empreendedores para acompanha-los durante uma semana, entreviste pessoas que amam essa carreira e que a abandonaram. Trabalhe de graça para alguém que pode te ensinar. Faça protótipos de sua ideia de negócio e entreviste possíveis clientes. Comece com o que você tem. Aprenda com os erros, exclua as opções que não irão funcionar, gere novas ideias e teste de novo.
Eu não sei dizer quanto tempo você irá demorar para criar seu propósito. Eu encontrei o meu com 27 anos, depois de 3 empregos, dois negócios que não deram certo, um mestrado e um doutorado em andamento. Isso não quer dizer que ele será o mesmo para toda a vida. Que graça isso teria? Nós podemos viver várias vidas dentro de uma só.
O que eu posso dizer é que seu propósito não vai aparecer como um sinal. É você que deve criar o trabalho dos seus sonhos. Comece agora! Você não quer chegar ao fim da vida arrependido por não ter feito nada significativo.
Comments