Se eu soubesse que ia morrer eu iria cuidar melhor do meu tempo. Brincaria mais com meus cachorros, ficaria abraçada com meu marido, veria minha família todos os dias, ainda que por vídeo. Não iria mais faltar os encontros de amigas e iria dar um jeitinho de falar com todas elas toda semana. Passaria mais tempo olhando a paisagem e agradecendo a vida.
Se eu soubesse que ia morrer eu prestaria mais atenção aos detalhes. Iria querer me lembrar dos cheiros, das cores, das flores. Não iria permitir que os dias me atropelassem e passassem sem que eu me desse conta de que já estavam acabando. Eu passaria mais tempo deitada, lendo meus livros preferidos e refletindo sobre eles. Comeria todas as comidas que gosto, sem pressa, saboreando de verdade.
Se eu soubesse que ia morrer eu não iria parar de trabalhar. Pelo contrário. Iria gravar o maior número possível de cursos, escrever vários textos e compartilhar tudo que eu sei com o mundo. Iria conversar com meus alunos, dar mentorias de graça e ajudar quem estivesse ao meu alcance. A dificuldade seria conciliar esse ritmo de produzir tanto e ao mesmo tempo desacelerar para apreciar de verdade os momentos.
Se eu soubesse que ia morrer eu viveria dias perfeitos. Iria acordar um pouco mais tarde, tomar café, passear de mãos dadas, rir e cantar. Eu já não ia me importar com o número de curtidas em posts, se a Agnes bagunçou a casa, se estou sem vontade de lavar toda a roupa. Daria abraços apertados e quem sabe até terminaria de escrever o livro que já comecei tantas vezes.
Se eu soubesse que ia morrer eu falaria para todo mundo, o tempo todo o quanto a vida é um presente. Eu estaria mais presente na minha própria vida.
Se eu soubesse que ia morrer eu viveria um pouco mais.
Comments